Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

E-Financeira: a nova obrigação sobre operações financeiras

Obrigação tributária atinge as pessoas físicas e jurídicas

há 9 anos

As pessoas físicas e jurídicas estão sujeitas às consequências da nova obrigação tributária instituída pela Receita Federal do Brasil através da Instrução Normativa de nº. 1.571 de julho de 2015, norma que disciplina a obrigatoriedade de prestação de informações relativas às operações financeiras.

A obrigação tributária prevê que as instituições financeiras devem declarar para a Receita Federal do Brasil as operações financeiras realizadas por pessoas físicas quando o motante global ou saldo movimentado em cada mês atingir a quantia de R$ 2.000,00 (dois mil reais). No caso das pessoas jurídicas, o valor é de R$ 6.000,00 (seis mil reais).

Os dados transmitidos pelas instituições financeiras para a Receita Federal do Brasil conterão, em geral, o nome, a nacionalidade, a residência fiscal, o número de conta, o CPF ou o CNPJ, o Número de Identificação (NIF) e o nome da empresa.

As obrigações instituídas pela e-Financeira concretizam no sistema tributário nacional os acordos de intercâmbio de informações fiscais entre o Brasil e os Estados Unidos da América previstos no Tax Information Exchange Agreement (TIEA) e no Foreign Account Tax Compliance Act (FACTA).

O resultado prático da medida para o Brasil é dificultar a prática de corrupção e principalmente a sonegação fiscal, especialmente a omissão de receitas. Consequentemente, o planejamento tributário se torna essencial aos contribuintes que utilizam o sistema financeiro ao evitar a tributação sobre as movimentações ou as aplicações financeiras de origem não comprovadas.

  • Sobre o autorAdvogado - Especialista em Direito Empresarial
  • Publicações14
  • Seguidores19
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações435
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-financeira-a-nova-obrigacao-sobre-operacoes-financeiras/238339027

Informações relacionadas

Miguel Tadeu Bertanha de Abreu, Advogado
Artigoshá 5 anos

Procedimento Administrativo Fiscal

Chrystofanes Fernandes, Advogado
Modelosano passado

Pedido de fixação de multa - descumprimento de ordem judicial.

Advocacia e Concursos Jurídicos, Procurador e Advogado Público
Artigoshá 4 anos

Teoria Geral do Processo: jurisdição, ação, processo, intervenção de terceiros e negócio jurídico processual.

Sanmatta Raryne Souza, Advogado
Modeloshá 6 anos

Petição inicial para Ação de Obrigação de Fazer decorrente da não transferência de titularidade do veículo c/c pedido de tutela antecipada

Ozimar Silva de Jesus, Advogado
Modeloshá 2 anos

Ação De Obrigação De Fazer Transferência De Veículo Com Pedido De Tutela Antecipada

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)